Fernando Correia

Falando sobre desenvolvimento para nuvem com Azure em Recife

In Palestras on 4 dez 2011 at 13:21

No dia 30/nov/2011 eu estive no Porto Digital de Recife, um dos maiores polos de desenvolvimento de software do Brasil.

Eu participei de um evento promovido pela Globalweb, com o apoio do Softex Recife.

porto digital1

Representantes de 16 ISVs de Recife e outras cidades do Nordeste compareceram para aprender sobre oportunidades de negócio no mercado de software como serviço para micro e pequenas empresas.

2011-11-30 11.06.51

Eu fiz uma apresentação técnica com o tema “Desenvolvendo Serviços Escaláveis para Nuvem”. Abordei os conceitos de computação em nuvem e seus níveis de abstração: infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço. Também falei sobre o que a computação em nuvem muda, tanto para os clientes como para os fornecedores.

Desenvolvendo Serviços Escaláveis para Nuvem (2011-11-25)

Expliquei as vantagens de utilizar uma plataforma como serviço para o desenvolvimento de aplicações para nuvem, em vez de tentar construir uma plataforma própria. E apresentei as razões por recomendar a plataforma Windows Azure para o desenvolvimento de software como serviço para aplicações de gestão empresarial.

Desenvolvendo Serviços Escaláveis para Nuvem (2011-11-25) Windows Azure

Finalmente, eu indiquei uma arquitetura para o desenvolvimento de serviços eficientes, escaláveis, elásticos, com alta disponibilidade, excelente usabilidade e alto potencial de conectividade.Desenvolvendo Serviços Escaláveis para Nuvem (2011-11-25) Arquitetura

Foi uma grande satisfação visitar o polo de software de Recife e ter a oportunidade de conhecer algumas das empresas de software que estão levando esta região a uma posição de destaque no mercado de TI.

O próximo desafio agora é conquistar as nuvens…