Fernando Correia

Acciona Trasmediterránea migra de mainframe para Windows Azure

In Novidades on 9 dez 2011 at 13:36

Acciona Trasmediterránea é uma empresa espanhola de transporte marítimo de passageiros e cargas. Foi fundada em 1917 e hoje fatura mais de 500 milhões de Euros por ano operando sua frota na região do Mediterrâneo e Canárias.

A empresa decidiu modernizar seu sistema de venda de passagens. A solução, proposta pela Microsoft, envolve migrar a aplicação atual, baseada em tecnologias de mainframe da IBM, para a plataforma Windows Azure, com migração do código de COBOL para COBOL for .NET.

A Trasmediterránea decidiu confiar na computação em nuvem para melhorar seu sistema de venda de passagens. A empresa analisou diversas alternativas, desde evoluir da plataforma atual para tecnologias on premises, tanto da Microsoft como da IBM, até optar por soluções de computação em nuvem.

O baixo custo de operação e a dispensa da necessidade de investimentos em infraestrutura foram os fatores decisivos que tornaram a alternativa no Windows Azure a melhor escolha.

Rafael Sanz, diretor de serviços da Microsoft Ibérica, explica que este é um marco importante para a Microsoft, pela relevância que a Acciona Trasmediterránea tem no mercado de transporte marítimo. O fato de confiarem seu sistema de missão crítica de vendas de passagens ao Windows Azure demonstra a qualidade e capacidade destes serviços de computação em nuvem. Também deixa bem claras as vantagens do modelo: uma grande redução de custos e maior flexibilidade para evolução futura.

milenium_tres_1

Fonte: computing.es / Ana Adeva