Fernando Correia

SQL Database como Linked Server e outras novidades

In Novidades on 21 set 2012 at 13:19

O SQL Database (anteriormente chamado SQL Azure) recebeu uma atualização com diversas novidades:

Suporte a Linked Server

Agora uma base de dados do SQL Database pode ser adicionada como um linked server em um SQL Server local. Uma vez feita esta configuração, é possível usar distributed queries que combinem dados do servidor local e da base de dados na nuvem.

Este recurso facilita cenários de migração de bancos de dados para a nuvem: é possível migrar parte dos dados para o Azure e manter outros dados localmente, sem perder a capacidade de trabalhar simultaneamente com dados nos dois locais.

Triggers recursivos

Agora um trigger no SQL Database pode chamar a si mesmo recursivamente se a opção RECURSIVE_TRIGGERS estiver ativada.

Mais informações no tópico do Books Online.

Exibição de estatísticas

O comando DBCC SHOW_STATISTICS pode ser usado para mostrar as estatísticas de otimização de uma tabela ou view indexada.

O otimizador de consultas utiliza estas estatísticas para montar um plano de acesso.

Mais informações no tópico do Books Online.

Regras de firewall por base de dados

Agora as regras de acesso por firewall podem ser definidas não apenas por servidor mas também por base de dados, o que oferece um nível de granularidade mais refinado, com regras diferentes para bases de dados diferentes armazenadas no mesmo servidor.

Conclusão

O SQL Database continua evoluindo. Além de oferecer as vantagens da nuvem, como gerenciamento, disponibilidade, escalabilidade e provisionamento self-service, o conjunto de funcionalidades oferecidas está cada vez mais próximo ao do SQL Server.

Maiores informações sobre estas novidades estão disponíveis no blog do Windows Azure.