Fernando Correia

Azure em 10 tópicos

In Conceitos on 13 fev 2013 at 22:31

Esta é uma visão geral e resumida do Windows Azure:

1. Computação na nuvem

Windows Azure é a plataforma de computação na nuvem da Microsoft que fornece recursos de computação sob demanda como serviço. Estes serviços são hospedados em diversos datacenters da Microsoft e gerenciados também pela própria Microsoft.

2. Web sites

O serviço para web sites do Azure fornece hospedagem gerenciada de websites em diversas tecnologias, desde HTML estático, PHP, ASP.NET, Node.js e outros. O serviço escala desde um modelo de hospedagem compartilhada até múltiplas instâncias redundantes com vários processadores e muita memória. O conteúdo pode ser publicado via repositório Git ou por FTP.

3. Máquinas virtuais

É possível criar no Azure máquinas virtuais rodando Windows Server ou Linux. No caso de Linux, também está disponível serviço de suporte dos distribuidores. O cliente tem controle total das máquinas virtuais, podendo instalar as aplicações que desejar e configurá-las como for necessário. Recursos como balanceamento de carga também estão disponíveis. As imagens das máquinas virtuais podem ser migradas de on-premises para a nuvem e de volta se desejado.

4. Serviços em nuvem

Esta oferta de plataforma como serviço dispensa a administração de máquinas virtuais individuais. O desenvolvedor organiza a sua aplicação em “papéis” como servidor web (web role) e servidor de processamento (worker role). O Azure cria múltiplas máquinas virtuais com a aplicação carregada e encarrega-se de manter sempre um determinado número no ar, recriando-as caso sejam desativadas para manutenção ou por um problema de hardware. A atualização de versão do sistema operacional também é por conta do Azure, em lotes, para que a aplicação não saia do ar. Este modelo facilita o desenvolvimento de software como serviço escalável, elástico e com alta disponibilidade.

5. Serviços para celular

Os serviços para dispositivos móveis facilitam o desenvolvimento de um “back-end” para aplicações móveis, ou seja, de uma API de serviços web para armazenamento e recuperação de dados utilizados pelos aplicativos móveis, bem como da lógica de negócio que deve rodar no servidor para validação e processamento. O serviço também fornece autenticação de usuários e notificações (push).

6. Armazenamento

O Azure fornece diversos serviços de armazenamento de dados próprios para nuvem. Um deles é o serviço de tabelas, que permite armazenar dados não-estruturados com alta escalabilidade. Outro é o serviço de objetos binários que permite armazenar e recuperar arquivos ou discos virtuais. Outro é o serviço de filas, que oferece um modo simples de enfileirar mensagens para processamento. Estes serviços apresentam alta disponibilidade e redundância de dados automática para outro datacenter.

7. Bancos de dados

Outro serviço do Azure é o banco de dados relacional SQL Database, funcionalmente muito similar ao SQL Server, mas adaptado para a nuvem. Entre as características deste serviço estão a alta disponibilidade e o particionamento horizontal (sharding) que permite distribuir grandes volumes de dados em diversos servidores. O Azure também fornece o MySQL como serviço gerenciado, fornecido por um parceiro da Microsoft.

8. Outros serviços

A plataforma Windows Azure conta com muitos outros serviços, como redes virtuais para interligação segura com empresas, rede de distribuição de conteúdo e gerenciamento de tráfego para acelerar o acesso a conteúdo web ao redor do mundo, caching para acelerar o acesso a dados pelos servidores, barramento de serviços para integrações entre aplicativos, big data para processamento de grandes volumes de dados, serviços de mídia para processamento e distribuição de vídeos, serviços de identidade para controle de acesso e autenticação integrada, serviço de emissão de relatórios para análises de dados. Novos serviços são disponibilizados frequentemente, portanto qualquer lista deste tipo logo fica desatualizada.

9. Linguagens

Todos os serviços Azure são acessados através do protocolo HTTP com uma API no estilo REST. Portanto, qualquer linguagem ou plataforma capaz de comunicar-se pela Internet pode acessar e utilizar o Azure. Para facilitar esta utilização, a Microsoft disponibiliza e suporta bibliotecas e ferramentas para várias linguagens, como PHP, Java, Node.js, Python e C#.

10. Documentação e suporte

Existe uma farta documentação dos serviços do Windows Azure, desde tutoriais, passando por cursos completos disponíveis gratuitamente online, inúmeros exemplos, documentação de APIs, e incluindo provas de certificação. A Microsoft oferece diversos níveis de suporte para atender a diferentes necessidades, incluindo suporte no Brasil em português.

Bônus: Grátis para testar

O Windows Azure pode ser experimentado gratuitamente através de um registro no website.