Fernando Correia

Atualização 2012.2 do ASP.NET traz novidades de Azure

In Novidades on 18 fev 2013 at 20:56

A atualização 2012.2 do ASP.NET e Web Tools, disponível gratuitamente para Visual Studio 2012 e .NET Framework 4.5, traz novidades relacionadas com o Windows Azure.

As novidades dizem respeito a publicações de web sites, diagnóstico de serviços Web API e autenticação de usuários.

Publicação de projetos web site

Os projetos do tipo web sites agora podem ser publicados da mesma forma que os projetos de aplicações web, incluindo suporte atualizado para publicação nos web sites do Azure.

É possível publicar arquivos selecionados, atualizar arquivos locais para remotos ou vice-versa, e ver as diferenças entre arquivos locais e remotos.

Diagnóstico de Web API

Recursos de rastreamento incorporados ao ASP.NET facilitam o diagnóstico de problemas com Web API tanto rodando no Visual Studio como no Windows Azure. Os resultados de rastreamento de Web API são exibidos no IntelliTrace do Visual Studio e em qualquer listener de rastreamento desejado, incluindo Windows Azure Diagnostics.

A saída mostra o percurso completo das requisições de Web API, incluindo qualquer exceção ou erro que ocorra, quais controllers e ações foram selecionados, models vinculados, qual o formato de representação que foi negociado, e a resposta.

Autenticação do Windows Azure

Uma prévia atualizada da autenticação do Windows Azure (Windows Azure Authentication) está disponível para MVC, Web Pages, e Web Forms.

Esta funcionalidade permite que a aplicação autentique usuários da organização no Office 365, no Active Directory on-premise, ou usuários criados em um domínio próprio do Windows Azure Active Directory.

Outros recursos

Há várias outras novidades nesta liberação, não estritamente associadas ao Azure, mas que certamente podem ser utilizadas em aplicações hospedadas nele.

A mais chamativa é a liberação oficial do ASP.NET SignalR, uma biblioteca que simplifica a adição de funcionalidades em tempo real a aplicações web. Este recurso permite que os servidores web enviem informações imediatamente para os clientes conectados, assim que elas ficam disponíveis. Uma aplicação possível é colaboração entre usuários.

Outras novidades dizem respeito a bibliotecas JavaScript, desenvolvimento para dispositivos móveis, protocolo OData, aplicações para Facebook e Single Page Applications.

Para saber mais detalhes sobre os novos recursos leia as notas de liberação ou assista ao vídeo.