Fernando Correia

Liberado SDK do Windows Azure para Ruby

In Novidades on 30 abr 2013 at 10:50

Desde que a Microsoft lançou o serviço de máquinas virtuais (IaaS), aplicações em Ruby podem ser hospedadas no Windows Azure em servidores Linux. Os demais serviços do Azure podiam ser acessados pelo Ruby através das APIs HTTP/REST.

Agora foi lançado um SDK que facilita a utilização destes serviços, entre os quais armazenamento de dados e mensageria.

Por exemplo, este código cria um container no serviço de armazenamento de objetos binários e faz upload de um arquivo:

azure_blob_service = Azure::BlobService.new
container = azure_blob_service.create_container("test-container")
content = File.open('test.jpg', 'rb') { |file| file.read }
azure_blob_service.create_block_blob(container.name, "image-blob", content)

O SDK é fornecido como uma biblioteca Ruby e é instalado através do comando gem install azure. As ferramentas de linha de comando do Azure permitem criar e gerenciar as máquinas virtuais e automatizar a liberação de versões.

O código-fonte do SDK está publicado no GitHub, a documentação está no site RubyDoc.info, e o Windows Azure Ruby Developer Center fornece tutoriais e recursos para várias atividades comuns como hospedar uma aplicação Ruby no Linux, publicar usando Capistrano, Unicorn e Nginx, e liberar pela linha de comando.

Com esta liberação, o Ruby se junta à crescente lista de linguagens suportadas pela Microsoft para desenvolvimento no Windows Azure, que inclui também Java, JavaScript (Node.js), Python, PHP, .NET e plataformas iOS, Android, Windows 8 e Windows Phone.