Fernando Correia

Licenciamento do Visual Studio 2012, MSDN e Azure

In Dicas on 4 jun 2013 at 16:40

Recentemente a Microsoft realizou diversos ajustes nas condições de licenciamento do MSDN, Visual Studio e Azure para facilitar e incentivar a utilização da plataforma Windows Azure para desenvolvimento e testes.

Para esclarecer estas condições, a Microsoft publicou um documento atualizado apresentando uma visão geral do licenciamento do Visual Studio 2012, do Team Foundation Server e assinaturas MSDN em cenários comuns de utilização. Estes cenários incluem design, desenvolvimento, teste, demonstração, tanto por desenvolvedores quanto por usuários finais.

O documento descreve onde o software licenciado por assinatura MSDN pode ser instalado e executado (inclusive direitos de execução no Windows Azure), quais softwares podem ser usados em produção e em que condições, quais são os benefícios de Windows Azure do MSDN, em que condições os direitos de uso são por prazo determinado ou permanentes, em que situações é necessário CAL (licença de acesso por cliente).

As regras de licenciamento são muito detalhadas e complexas, variando conforme o software, os usuários, a finalidade de uso, o ambiente, a quantidade de instalações, e diversos outros fatores.

Este white paper tem finalidade explicativa e não substitui os documentos oficiais de licenciamento como Microsoft Licensing Product Use Rights, End User Licensing Agreement e outros  acordos de licenciamento aplicáveis.

O documento pode ser obtido no Download Center da Microsoft:

Visual Studio 2012 and MSDN Licensing White Paper