Fernando Correia

Desenvolvendo jogos para plataformas móveis com Azure

In Dicas on 6 jun 2013 at 08:23

Os dispositivos móveis têm se mostrado excelentes para colocar literalmente na palma da mão e em qualquer lugar aplicativos rápidos e fáceis de usar. Dentre as aplicações que mais fazem sucesso nesta plataforma estão os jogos.

A Internet permite que milhões de usuários interajam e colaborem. Os jogos competitivos e colaborativos em massa tiram proveito desta possibilidade.

Mas os dispositivos móveis sozinhos não são suficientes. Por melhores que sejam, seu poder de processamento, capacidade de memória, capacidade e velocidade de armazenamento, velocidade e latência da comunicação de rede e vida útil de bateria são ainda relativamente restritos.

É por isso que a nuvem é uma plataforma ideal para aplicativos móveis. Os recursos de processamento, armazenamento de dados e comunicação com escalabilidade, elasticidade e disponibilidade complementam as capacidades dos dispositivos móveis e compensam os seus pontos fracos. Serviços na nuvem permitem a interação rápida e segura entre os usuários.

Com os jogos online ganhando destaque e importância cada vez maior e tornando-se uma indústria bilionária, cada vez mais pessoas e empresas buscam desenvolver este tipo de aplicativo.

A Microsoft tem extensa experiência em jogos online. Basta citar clássicos como o RTS pré-Internet Age of Empires, o RPG online Asheron’s Call e o super moderno Halo 4, com seu processamento de fluxo de eventos para detectar padrões de uso (e abuso).

Por isto não é de se estranhar que a Microsoft ofereça diversos serviços que facilitam o desenvolvimento de jogos móveis online, em qualquer plataforma: iOS, Android, HTML5, Windows Phone e Windows 8.

Você pode encontrar um mapa destes serviços no infográfico que a Microsoft publicou recentemente:

Windows Azure Mobile Gaming Infographic

Windows Azure Mobile Gaming Infographic

Este documento é um pôster que recomenda termos de busca a serem usados no site WindowsAzure.com para aprender mais sobre os recursos disponíveis para desenvolvimento de jogos em plataforma móveis.

Alguns destes recursos são:

É um conjunto muito extenso e completo de recursos e serviços, com suporte e SLA, que diminuem o tempo e o investimento necessário para o desenvolvimento de aplicativos móveis em geral e jogos online em particular.

Os serviços do Windows Azure podem ser testados gratuitamente.